quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Caixa de Memórias.




Esses dias - olhei debaixo de minha cama e vi uma caixa de madeira azul, estava empoeirada, cuidadosamente a puxei, passei as mãos por ela tirando aquela teia de pó que até me rendeu alguns espirros. Estava ela trancada com um pequeno cadeado, lembrei que ali guardava toda uma parte de minha infância e juventude em memórias, e eu mal sabia onde estava à chave para libertar tudo aquilo. Depois de algumas horas procurando, finalmente eu encontrei, antes de virar a chave para destrancar a caixa, um misto de sentimentos me tomaram e eu com um suspiro mais forte do que eles - abri a caixa.

Deveras que estava uma bagunça, um monte de papeis, fotos, cartões, bilhetes e até documentos velhos, como a primeira carteirinha do colégio, neste instante você se deve perguntar qual a finalidade de guardar todo esse monte de coisa velha. Eis que penso que nossa memória guarda muitas outras coisas que são consideradas desnecessárias, então por que não guardar papeis, fotos e bilhetes velhos, afinal como diz o clichê Recordar é viver e não sou eu que penso assim, Super Interessante ( vale a pena conferir a matéria).

Minuciosamente peguei cada papel e bilhete, abri um a um, atenciosamente os li, fiquei diante de fatos percebidos eu diria, pedidos de desculpas, desafetos, grandes amigos que não são mais hoje, affair mal resolvidos e quantas daquelas que escrevi, mas não mandei.

O que me fez perceber que eu sempre estive além dos fatos, minhas escritas pareciam adivinhar o que iria acontecer, mas como nunca fui uma pessoa de agir precipitadamente, deixei os fatos decorrerem em tempo natural. È curioso e ao menos tempo engraçado quando você lê coisas que escreveu há muito tempo atrás, tempos diferente, pensamentos diferentes ou até mesmo aquela velha falta de maturidade. Uma enxurrada de acontecimentos passa diante dos seus olhos, peças se encaixam, fantasmas reaparecem, a vida, destino, a crença em sua intuição que sempre grita alto em seu ouvidos e você parece escutar somente a voz sussurrante que diz para fazer ao contrario, seja lá o que for, sempre nos tornamos marionetes das circunstâncias. Fato é que sabemos e compactuamos com isso.

A pergunta ao ler tantas coisas é apenas uma “Onde foi que eu errei?” E o pior de tudo é que sabemos exatamente a resposta. Quer saber, eu em meios a papeis, fotos, fatos, bilhetes e cartões, faria tudo novamente, deixaria que a intuição não me conduzisse, choraria, exatamente igual ao que eu fiz, isso é a nossa essência, faz parte de nós. Portanto ao chegar em casa, pegue aquele baú, aquela caixa, os bilhetes, as fotos e recorde, liberte-se das amarras dessa sociedade cruel que te julga, não tenha vergonha do que já fez, do que chorou, do que do gozou. Senão você será apenas mais um vagante pelo mundo afora, sem nenhuma boa historia, um bom amor platônico, uma boa memória para compartilhar, a solidão não consiste em apenas ser rodeado de pessoas, familiares e amores. A solidão consiste também em falta de essência.


Deixo um trecho de um poema de Drummond que achei em minhas memórias:


“Tenho saudade de mim mesmo,

saudade sob aparência de remorso,

de tanto que não fui, a sós, a esmo,

e de minha alta ausência em meu redor.

Tenho horror, tenho pena de mim mesmo

E tenho muitos outros sentimentos

Violentos. Mas se esquivam no inventário,

E meu amor é triste como é vário,

E sendo vário é um só.”

Da vocação.


Na vocação para a vida está incluído o amor, inútil disfarçar, amamos a vida. E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos. Principalmente fora, que é preciso um peito de ferro para enfrentar esta luta na qual entra não só o fervor, mas uma certa dose de cólera, fervor e cólera. Não cortaremos os pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas. E tem muita ferida porque as pessoas estão bravas demais, até as mulheres, umas santas, lembra?

Costurar as feridas e amar os inimigos que odiar faz mal ao fígado, isso sem falar no perigo da úlcera, lumbago, pé-frio. Amar no geral e no particular e quem sabe nos lances desse xadrez-chinês imprevisível. Ousar o risco. Sem chorar, aprendi bem cedo os versos exemplares, Não chores que a vida / é luta renhida. Lutar com aquela expressão de criança que vai caçar borboleta, ah, como brilham os olhos de curiosidade. Sei que as borboletas andam raras, mas se sairmos de casa certos de que vamos encontrar alguma... O importante é a intensidade do empenho nessa busca e em outras. Falhando, não culpar Deus, oh! por que Ele me abandonou? Nós é que O abandonamos quando ficamos mornos. Quando a vocação para a vida começa a empalidecer e também nós, os delicados, os esvaídos. Aceitar o desafio da arte. Da loucura. Romper com a falsa harmonia, com o falso equilíbrio e assim, depois da morte - ainda intensos - seremos um fantasminha claro de amor.

( Lygia Fagundes Telles)

Indisposição SIM!!!




Hoje quero fazer de um simples post, um desabafo, um apelo, uma chamada, qualquer coisa, antes de tudo sou a Favor do Dia da Indisposição.

Quando você percebe que seu crachá da empresa, faz parte do seu vestuário, ao sair do banho a primeira coisa que você coloca no corpo é o crachá antes de qualquer outra peça de roupa, atente-se você apresenta sinais de alto grau de loucura. Por isso volto a levantar a bandeira da Indisposição, sim, isso mesmo. O dia da Indisposição, nesse dia você poderá gritar, ficar de mau humor, colocar todos os seus desafetos para fora, pode desligar o celular, dar uma marretada no seu computador e mandar qualquer pessoa por mais banal que seja o motivo, para a casa do chapéu. Exatamente, fazer tudo isso e muito mais e ninguém poderá sequer te julgar, virar a cara para você, fazer uma tempestade num copo d’água ou dizer um monte de desaforos. Ufa!!! Enfim você pode acordar um dia indisposto, sabe daqueles dias que você não quer ver ninguém, não quer falar, sair, fazer absolutamente nada e ainda mais escutar das pessoas que eu diria que são bem individualistas:


- Esta tudo bem?

-Aconteceu algo?

- Tem certeza?

- Você não é assim.

- Como você é grossa


O mais engraçado é o fato de nós mulheres e a indisposição, todo mundo atrela isso a uma simples disfunção hormonal, mais conhecida como TPM, só que se esquecem que TPM é apenas um período (se é que podemos chamar assim) e não 365 dias, no entanto as pessoas parecem não compreender muito isso. Preferem de uma certa forma demonstrarem que estão ali para ajudar, para que você, despeje todos os seus anseios, quando na verdade o que você mais precisa é apenas de um abraço silencioso.


Agradecimentos pelo pessoal do Divã Rosa Choque que comentou aqui.


Frase do post:
É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão.
Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra,
é preciso que se embriaguem sem descanso.
Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher.
Mas embriaguem-se.

sábado, 18 de outubro de 2008

Game Over?


Infelizmente, muitas pessoas se preocupam mais em se proteger do sofrimento do que em ser felizes.


Os donos do futuro - as pessoas que valem a pena - são aquelas que olham para a frente.


Sabem que o pior da vida não é ser infeliz, porque ainda é possível lutar, ter um sonho e um dia realizá-lo.


O pior da vida é ser acomodado.
É nunca ter perdido uma batalha impossível.
É nunca ter arriscado, nem ousado.
Quem vive com medo de se arriscar, perde o sabor da vida.
Se você perder a partida, paciência, faz parte da vida.
Mas perca lutando... Pelo menos dê trabalho a seu adversário. Venda caro uma derrota.

Mas... Nunca perca uma partida sem ter jogado...!

domingo, 12 de outubro de 2008

Paciência

Conto que, quando criança, reparei num casulo preso a uma árvore, onde uma borboleta preparava-se para sair. Esperei algum tempo, mas - como estava demorando muito resolvi acelerar o processo. Comecei a esquentar o casulo com meu hálito; A borboleta terminou saindo, mas suas asas ainda estavam presas, e terminou por morrer pouco tempo depois.

Era necessária uma paciente maturação feito pelo sol, e eu não soube esperar,

"Aquele pequeno cadáver é, até hoje, um dos maiores pesos que tenho na consciência. Mas foi ele que me fez entender o que é um verdadeiro pecado mortal. Forçar as grandes leis do universo. É preciso paciência, aguardar a hora certa, e seguir com confiança o ritmo que o tempo escolheu para nossa vida.

E você tem paciência?

Frase do post: Acredito também que é prudente quem age de acordo com as circunstâncias e da mesma forma é infeliz quem age opondo-se ao que seu tempo exige."

Fragmento

Sentimentos são dispostos e confundidos com facilidade.

Nessa madrugada de domingo não consigo rasgar a cortina e deixar a paz entrar... Está uma escuridão. “Noites mal dormidas com lágrimas sentidas.” [Trecho de uma música que aprecio.]

É interessante quando direciono meu pensamento para, por exemplo, uma ligação urgente que tenho que fazer e, depois, o mesmo pensamento confunde-se naquela ligação que não recebi, naquele sentimento que não valorizei e na interrogação que presenteou a minha alma com um "e se".

Muitas negativas.

Quantas vezes quis tão longe buscar o que nunca percebi.

Tenho calma, não será preciso fazer um balanço de minhas experiências e expectativas no divã de um analista.

Mas, de certa forma, será que consigo libertar-me de minhas neuroses?

Esses passos lentos que sincronizam com o meu coração.

sábado, 11 de outubro de 2008

Influência ou Sombra?


Do significado da palavra influência que designa: aquele que tem poder; autoridade; preponderância; incutir; deixar se sugestionar. Quantas vezes não escutamos, até mesmo quase que diariamente que as pessoas são influenciadas, quem nunca escutou aquela sua tia Cotinha que dá as caras todo aniversário, batismo, casamento e velório, sempre lhe faz a mesma pergunta:

- Minha filha, vai casar quando??
- Casar tia? Nem tenho idade para isso
- Minha nossa!!!!


retruca ela com aquela sabedoria que só as pessoas do século passado tem incutido em sua formação.

(Não que eu seja desse século, mas procuro e me preocupo sempre evoluir através das gerações).

- Menina tem que casar, Dora veja sua filha tem andado com más influências.

Tudo parece girar em torno dela, e quer saber gira, influência é presente em tudo, por exemplo até na nossa rica língua portuguesa, foi drasticamente influenciada por uma sério de outras línguas que também por um momento foram influenciadas. Evidente que o mundo, as pessoas, as situações conspiram e nos influencia inevitavelmente, observando aos poucos a nossa sociedade,o meio em que vivemos, enfim,veja as coisas que já estão estabelecidas, e choque-se com o poder da influência em nossas vidas. E depois também, maravilhe-se com todas as conquistas humanas, em todos os campos do saber e da ação.
O essencial é você saber o valor que tem seus próprios pensamentos.

Sim, Eu, Você e todas as torcidas de todos os times do mundo, já fomos influenciados, também negativamente eu diria. Quando o glorioso Wilde fez a seguinte citação:
(...)
Porque exercer a nossa influência sobre alguém é darmos a
própria alma. Esse alguém deixa de pensar com os pensamentos
que Lhe são inerentes, ou de se inflamar com as suas próprias
paixões. As suas virtudes não lhe são reais. Os seus pecados -
se é que os pecados existem - são emprestados (...)


Ele certamente sabia que o livro e a idéia que ele vendia, iria influenciar alguém. Não há como escapar a influência boa e ruim é como nossa sombra, não nos livramos dela, porém temos que usa-la ao nosso favor. Vai me dizer que você nunca se amedrontou com sua sombra, por uma única vez ao levantar-se de madrugada para ir ao banheiro, percebeu movimentos estranhos e com o coração quase na boca, deu por si que era apenas sua sombra. E quem nunca num feixe de luz, brincou de fazer bichinhos com as mãos refletindo animadas sombras. A má e boa influência consiste naquilo que você dosa para si. Negativamente todos nós já fomos influenciados alguma vez. Influência seria como sangue sugas, traz benefícios, utilizados até como artifício na medica arcaica, o sangue suga estimula a circulação sanguínea. A influência é aquela criatura que se alimenta da vida, de nosso rubro. Não creio em pessoas que dizem que são incapazes de se livrar dela.
Discernimento todo mundo tem sabendo ou não usa-lo. Por isso somos capazes e muito capazes de retirar aquela pequena criatura de nossa pele. Fico imaginando como pessoas influenciadas pelo capricho de outras, são amargas, não sabe, qual o gosto de um saboroso fruto, qual o cheiro de um aroma agradável ou uma sensação de gozo. São pessoas de fato vazias, já pensou por um momento que pessoas assim não sofrem de insônia, claro, ao deitar, não há no que pensar por isso juram repousar sobre o sono dos justos. Ao dormir também não sonham, por que sonhar é para quem tem os pés no chão.

Fui influenciada a parar de escrever, mas não se sintam influenciados a comentar.

Frase do Post: "Não procure entender, viver ultrapassa todo entendimento.”

Nem que fale, nem que se cale.

Uma vitrine pode mudar a vida de uma pessoa?

Foi o que aconteceu com Fabinho, em seus 7 anos de permanência nesse mundo. O garotinho deparou-se diante de um enorme mostruário da loja de brinquedos na avenida principal, e foi então que subitamente se apaixonou e tornou um só seu objeto de desejo: uma moto de controle remoto vermelha.


Enquanto as outras crianças compraziam-se em brincar com o futebol, a queimada, o pega-pega, depois da moto vermelha que o fez abrir os olhos para o mundo, ele já não mais conseguia transferir sua atenção a outra coisa, deu-lhe um tédio enorme daquelas brincadeiras habituais.


Por um momento seus sonhos para o futuro tinham-se transformado, ele já não almejava ser mais bombeiro, médico, engenheiro, e sim, motoboy.


Quando completou 19 anos, correu a auto-escola para licenciar-se e, tornar realidade um sonho de tanto tempo, trabalhar por conta própria utilizando sua paixão como ferramenta, o que poderia ser mais conveniente?

Determinado, foi em busca de seu primeiro trabalho contratado por um senhor idoso: entregar um pacote de cor violeta em um endereço comum da cidade. Sentindo-se independente e capaz de qualquer desafio, Fabinho pegou sua moto, que havia comprado há apenas uma semana, a moto vermelha, semelhante aquela da loja de brinquedos e, foi traçar seu destino.
Chegando nesse endereço, tudo parecia muito estranho, entrou em um prédio decadente, confirmou o número do edifício com o porteiro, que afirmou positivamente que ele estava no lugar correto.

Tudo estava caminhando bem de certa forma, se não fosse por um noticiário na televisão da recepção do local, informando que um serial killer havia fugido da penitenciária em um prazo de cinqüenta minutos atrás e, para dar continuidade à sua fuga roubou um veículo motorizado de duas rodas e, procurava vingança ao advogado que lhe colocou na prisão, carregava consigo um pacote embrulhado e, dentro dele uma bomba de máxima potência.
No mesmo instante o retrato falado foi divulgado para que os cidadãos tomassem cuidado e denunciassem ao ver o assassino e, o que Fabinho desconhecia é que sua face era o próprio espelho do assassino.

Sem pensar duas vezes, o porteiro sacou do telefone, de olho atento ao pacote que Fabinho estava em mãos e ligou para polícia num ato de loucura e, nosso garotinho presenciando e vivenciando aquela cena sentiu-se forçado a correr desesperadamente pelo prédio tentando se esconder de uma pessoa que ele não era, ou até mesmo tentando se esconder da idéia de ele ser a pessoa que ele não era.

Segurou com violência seu pacote violeta e, foi descompassado a cumprir sua meta, localizou o apartamento do destinatário de seu embrulho e, tornou o lugar seu esconderijo provisório.

E você? Qual seu esconderijo provisório?
Não seria melhor assumir sua real identidade?

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Parto!

A Gestação não foi tão duradoura quanto 9 meses, contudo alimentamos essa idéia através de um cordão umbilical bem intenso: a amizade.

Indisposição e Apreço não será somente uma vitrine onde venderemos nossas idéias e, sim, a determinação de duas garotas em despertar e estimular os anseios, as dúvidas, as mentiras, insucessos e vaidades.

Parafraseando minha grande amiga Ana Paula, aqui "Não seremos conduzidas, conduziremos."

E que a parafernália circense tenha início!

Nasceu!!!

Indisposição,s.f Pequena alteração na saúde; desarranjo; incômodo.

Apreço,s.m Valor em que alguma coisa é tida; consideração; estima; admiração.

Enfim nasceu o Indisposição e Apreço, depois de praticamente plagiar o titulo de minha querida amiga Fernanda que em breve estará postando comigo, acordei hoje com aquela vontade de criar o blog e expor minhas opiniões um tanto quanto diferentes e sarcásticas.

Nesse blog contaremos fragmentos de uma vida cotidiana, aventuras, medos, angustias, alegrias e as mais simples banalidades que estamos sujeitos quando o nosso despertador toca. Falaremos de estima, ego, sentimentalismo, ilusões, realidades, paradoxos, assuntos de opinião publica e privada, claro tudo com uma pitada de maldade, afinal quem não tem pensamentos malignos que atire a primeira pedra.

Bem vindos!!!


Frase do post: "Gosto mais das pessoas do que dos princípios e, mais que tudo no mundo, gosto de pessoas sem princípios."